terça-feira, 23 de junho de 2009

PROVA DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM HISTÓRIA
DATA: 01/03/2008
PROF.: DR. JORGE ALBERTO RODRIGUEZ
UNIVERSITÁRIO: JOSÉ AROLDO GONZAGA ARRUDA FILHO
PACOTI-CEARÁ

2-Quando Kant diz que a razão só se desenvolve de forma plena na espécie, mas não no indivíduo, qual é o entendimento que ele tem da razão?

R= Para Kant, afunção do filósofo seria descobrir qual o plano da natureza para a humanidade, então a História deveria ser escrita a partir do pretenso fio condutor que a natureza impunha à humanidade.

3-Qual seria a função das guerras para Kant?

R= As querras, para Kant, seriam mecanismos da natureza a fim de fazer os homens se unirem para criarem Estados fundamentados em leis, aprimorando as relações entre os Estados, gerando um estado-autônomo.

4-Para Lowy, o que pretende o pensamento Benjaminiano?

R=Benjamin visa uma nova compreensão da História. De caráter anti-progressista, Benjamin pretende alertar para que a História seja reescrita, desta vez que seja do ponto de vista dos oprimidos e não dos opressores, como de costume.

5-Quais são as fontes da filosofia da história de Walter Benjamin?

R= As fontes da filosofia histórica de Benjamin são o romantismo alemão, materialismo-histórico de Karl Marx e o o Messianismo judáico alemão.

6-Como Benjamin concebe a revolução?

R= As revoluções, para Benjamin, seriam interrupções de uma evolução histórica que conduz á catástrofe, pois o progresso capitaliosta faz pensar sobre a humanidade, sobretudo nas camadas mais baixas das classes-sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Aroldo Filho é Historiador, Literato, Letrista, Professor, Blogueiro, Jornalista Independente, Segurança, Vendedor, já foi Gerente de Vendas e às vezes é Humorista, também já foi Ator Amador  (Representando figuras do folclores católico, tais como Jesus Cristo, Rei-Mago Baltasar, Padre do livro "Os verdes abutres da colina" e São Vicente de Paula além de outros personagens em peças de escola).

1º Lugar em Auto de Natal no Estado do Ceará, atuando na ocasião como o Rei-Mago Baltasar em 2004.

Criador, Idealizador e Presidente do Jornal Delfos-CE (desde 2007).

Criador e Idealizador da Associação Cultural SEMPRE-Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité (2008). 

Criador e Idealizador do 1° Arquivo Público do Interior do Nordeste (2009).

2° e 4° lugares,consecutivamente, no 1° e 2° concursos de poesia da comunidade do Orkut "Vamos Escrever um livro?"(2009 e 2010).

Criador da exposição histórica: "PACOTI: UMA HISTÓRIA EM DOCUMENTOS", aprovado pelo Banco do Nordeste (2010). 

Formou-se em Licenciatura Plena em História (2010).

Sócio do Instituto Desenvolver (2011).

Trabalhou para o Governo do Estado do Ceará como pesquisador no Porto do Pecém (2011). 

Ministrou aulas de História, Geografia, Arte, Religião e Ciências em Pacoti e em Guaramiranga, no Colégio São Luís, na Escola Menezes Pimentel, na Escola Linha da Serra e na Escola Monteiro Lobato (entre 2008 a 2017).

2° Lugar em concurso de pensamento na comunidade "Grupo de Poesia" no Facebook (2012).

Participa como um dos autores dos e-books "Por onde andei?" e "Quem sou?" realizados pelo Balcão de Poemas, edição de Wasil Sacharuck.

Publica entrevistas, notícias, contos, crônicas, poesias, fábulas, romances, artigos, peça teatral e letra de música em 32 blogs desde 2005.

Recebeu a Comenda Domitila por Mérito Literário, da SECULDT-Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Pacoti (2016).

Passou na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 2.370 inscritos no país. (2016).

Concluiu Pós-Graduação em Gestão Escolar (2016)

Passou novamente na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 3.207 inscritos no país. (2017).