quarta-feira, 10 de junho de 2009

PCN

Qual a importância dos PCN's no ensino médio para a formação profissional e para a vida pessoal do educando?

Primeiramente, entendamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais são simplesmente modelos, e neles se dão a obrigatoriedade curricular e as novas tendências educacionais, assim como temas transversais e a interdisciplinaridade.

Temas que ainda são optativosdependem muito da habilidade do educador, que deve inovar para encaixá-los dentro da disciplina, sendo audaz para que aja por parte do estudante o aprendizado voltado, quando possível, para a realidade cultural em que se vive.

Uma das novas tendências, em que há uma luta atual por parte de alguns políticos a fim de tornar obrigatório em todo o Estado Nacional, é o ensino, tanto para crianças como para jovens e adultos, da história local; pois, além de dar maior conhecimento da identidade do eu perante à História, o que por si só já levanta a auto-estima, transmite-se um maior compromisso com a cidadania por aproximar a sociedade de si mesma, por assim dizer.

Um dos fatores que ultrapassam os conteúdos programáticos acadêmicos é a educação, e antes dela a saúde, sem a qual não é possível o bom trabalho com o máximo de qualidade de nenhum pilar da educação.

Outro tema vital para o bom andamento da sociedade é a ética, sem ela perde-se empregos, amigos e muito mais, a confiabilidade, tão vital quanto a capacidade para a sobrevivência em sociedade quanto a competência no ofício exercido pelo sujeito; pois que adianta por no mercado profissionais sem caráter?

A maior formação que a escola pode transmitir como auxílio à vida do sujeito-cidadão é a humana, trabalhando os valores que o conduzirão para uma sociedade mais justa e feliz, sem deixar de lado o fator criticidade, pois felicidade não é dizer sim mas saber lutar pelos direitos merecidos com a importância da cidadania reconhecida.

AROLDO FILHO
Pacoti-Ceará
27/01/2009

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Aroldo Filho é Historiador, Literato, Letrista, Professor, Blogueiro, Jornalista Independente, Segurança, Vendedor, já foi Gerente de Vendas e às vezes é Humorista, também já foi Ator Amador  (Representando figuras do folclores católico, tais como Jesus Cristo, Rei-Mago Baltasar, Padre do livro "Os verdes abutres da colina" e São Vicente de Paula além de outros personagens em peças de escola).

1º Lugar em Auto de Natal no Estado do Ceará, atuando na ocasião como o Rei-Mago Baltasar em 2004.

Criador, Idealizador e Presidente do Jornal Delfos-CE (desde 2007).

Criador e Idealizador da Associação Cultural SEMPRE-Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité (2008). 

Criador e Idealizador do 1° Arquivo Público do Interior do Nordeste (2009).

2° e 4° lugares,consecutivamente, no 1° e 2° concursos de poesia da comunidade do Orkut "Vamos Escrever um livro?"(2009 e 2010).

Criador da exposição histórica: "PACOTI: UMA HISTÓRIA EM DOCUMENTOS", aprovado pelo Banco do Nordeste (2010). 

Formou-se em Licenciatura Plena em História (2010).

Sócio do Instituto Desenvolver (2011).

Trabalhou para o Governo do Estado do Ceará como pesquisador no Porto do Pecém (2011). 

Ministrou aulas de História, Geografia, Arte, Religião e Ciências em Pacoti e em Guaramiranga, no Colégio São Luís, na Escola Menezes Pimentel, na Escola Linha da Serra e na Escola Monteiro Lobato (entre 2008 a 2017).

2° Lugar em concurso de pensamento na comunidade "Grupo de Poesia" no Facebook (2012).

Participa como um dos autores dos e-books "Por onde andei?" e "Quem sou?" realizados pelo Balcão de Poemas, edição de Wasil Sacharuck.

Publica entrevistas, notícias, contos, crônicas, poesias, fábulas, romances, artigos, peça teatral e letra de música em 32 blogs desde 2005.

Recebeu a Comenda Domitila por Mérito Literário, da SECULDT-Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Pacoti (2016).

Passou na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 2.370 inscritos no país. (2016).

Concluiu Pós-Graduação em Gestão Escolar (2016)

Passou novamente na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 3.207 inscritos no país. (2017).

Teve poesia publicada na Revista Gente de Palavra em fevereiro de 2018.