terça-feira, 9 de junho de 2009

PATAMARES DA HISTÓRIA

O homem é que produz a História, assim como as demais ciências, e se o autor sofre mudanças constantes de acordo com o tempo e o espaço onde está localizado, a sua obra mudará por consequência, uma vez que a História existe em fun ção do ser humano.


A História é fruto não apenas de seu tempo, como também de ideologias políticas, mostradas por seus personagens e representantes. Não deixando de ter ´permanências próprias como as revoltas dos oprimidos contra seus opressores.


É uma ciência dinâmica, como a firma Marx, política, por que seus historiadores estão em diferentes patamares ideológicos e sociais. Deve ser, então, medida pela razão e vista com olhos críticos pelos seus expectadores, que devem analisar, levando em conta um conjunto de fatores que constroem a História tal como é, levando a humanidade a seguir novos caminhos.

AROLDO FILHO
Pacoti-Ceará

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Aroldo Filho 

Historiador /Criador e Presidente do Jornal Delfos-CE, (2007). /Criador da Associação Cultural SEMPRE-Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité (2008). /Criador e Idealizador do 1° Arquivo Público do Interior do Nordeste (2009).

 /2° e 4° lugares,consecutivamente, no 1° e 2° concursos de poesia da comunidade do Orkut "Vamos Escrever um livro?"(2009 e 2010).

 /Criador da exposição histórica: "PACOTY: UMA HISTÓRIA EM DOCUMENTOS", aprovado pelo Banco do Nordeste(2010). 

/Sócio do Instituto Desenvolver (2011).

 /Trabalhou para o Governo do Estado do Ceará como pesquisador no Porto do Pecém (2011). 

/Ministrou aulas de História, Geografia, Arte e Religião em Pacoti e Guaramiranga (de 2008 a 2015 no Colégio São Luís, na Escola Menezes Pimentel e na Escola Linha da Serra).

 /2° Lugar em concurso de pensamento na comunidade "Grupo de Poesia" no Facebook (2012). 

Participa como um dos autores dos e-books "Por onde andei?" e "Quem sou?" realizado pelo Balcão de Poemas, edição de Wasil Sacharuck. 

/Publica notícias, contos, crônicas, poesias, fábulas, romances, artigos, peça teatral e letra de música em 32 blogs desde 2005.


Selecionado no concurso de poesias federal da Editora Vivara em 2016, passando entre os 250 poetas que irão para o livro dentre 2.370 concorrentes. .