terça-feira, 9 de junho de 2009

O QUE É PESQUISA

Do Latim vulgar, pesquiere e do Castelhano, pesquisa, respectivamente, procurar e procurar cuidadosamente.

Minayo (1998, p.15) define como: " Entendemos por pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualização frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação".


Nossa simples observação não dá conta do que significam os códigos usados para designar certos compostos ou fenômenos da natureza, sem que tenhamos que recorrer a construções mais elaboradas.

Nossas percepções diferentes, uma diversidade que não nos isenta do erro.

Qualquer indivíduo pode realizar uma pesquisa, desde que mantenha o esforço metodológico. A pesquisa autêntica exige estudo, muita persistência, criatividade, paciência, e uma dedicação extra para sua realização, além do rigor de uma autodisciplina como a motivação interna capaz de promover no pesquisador muito mais que a mera busca, "mas um firme propósito de compreender e criar novas teorias".

Uma pesquisa precisa refletir duplamente o aprendizado da ciência: por um lado, como o aprendiz vê sua aprendizagem da ciência: por um lado, como o aprendiz vê sua sua aprendizagem e, por outro, realimentar a cadeia da aprendizagem de pesquisa. O bom pesquisador deve organizar o desenvolvimento de sua pesquisa recorrendo a todos os recursos disponíveis que possam auxiliar na compreensão do objeto estudado.

AROLDO FILHO
Pacoti-Ceará
2007

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Aroldo Filho 

Historiador /Criador e Presidente do Jornal Delfos-CE, (2007). /Criador da Associação Cultural SEMPRE-Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité (2008). /Criador e Idealizador do 1° Arquivo Público do Interior do Nordeste (2009).

 /2° e 4° lugares,consecutivamente, no 1° e 2° concursos de poesia da comunidade do Orkut "Vamos Escrever um livro?"(2009 e 2010).

 /Criador da exposição histórica: "PACOTY: UMA HISTÓRIA EM DOCUMENTOS", aprovado pelo Banco do Nordeste(2010). 

/Sócio do Instituto Desenvolver (2011).

 /Trabalhou para o Governo do Estado do Ceará como pesquisador no Porto do Pecém (2011). 

/Ministrou aulas de História, Geografia, Arte e Religião em Pacoti e Guaramiranga (de 2008 a 2015 no Colégio São Luís, na Escola Menezes Pimentel e na Escola Linha da Serra).

 /2° Lugar em concurso de pensamento na comunidade "Grupo de Poesia" no Facebook (2012). 

Participa como um dos autores dos e-books "Por onde andei?" e "Quem sou?" realizado pelo Balcão de Poemas, edição de Wasil Sacharuck. 

/Publica notícias, contos, crônicas, poesias, fábulas, romances, artigos, peça teatral e letra de música em 32 blogs desde 2005.


Selecionado no concurso de poesias federal da Editora Vivara em 2016, passando entre os 250 poetas que irão para o livro dentre 2.370 concorrentes. .