terça-feira, 9 de junho de 2009

O QUE É PESQUISA

Do Latim vulgar, pesquiere e do Castelhano, pesquisa, respectivamente, procurar e procurar cuidadosamente.

Minayo (1998, p.15) define como: " Entendemos por pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualização frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação".


Nossa simples observação não dá conta do que significam os códigos usados para designar certos compostos ou fenômenos da natureza, sem que tenhamos que recorrer a construções mais elaboradas.

Nossas percepções diferentes, uma diversidade que não nos isenta do erro.

Qualquer indivíduo pode realizar uma pesquisa, desde que mantenha o esforço metodológico. A pesquisa autêntica exige estudo, muita persistência, criatividade, paciência, e uma dedicação extra para sua realização, além do rigor de uma autodisciplina como a motivação interna capaz de promover no pesquisador muito mais que a mera busca, "mas um firme propósito de compreender e criar novas teorias".

Uma pesquisa precisa refletir duplamente o aprendizado da ciência: por um lado, como o aprendiz vê sua aprendizagem da ciência: por um lado, como o aprendiz vê sua sua aprendizagem e, por outro, realimentar a cadeia da aprendizagem de pesquisa. O bom pesquisador deve organizar o desenvolvimento de sua pesquisa recorrendo a todos os recursos disponíveis que possam auxiliar na compreensão do objeto estudado.

AROLDO FILHO
Pacoti-Ceará
2007

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Aroldo Filho é Historiador, Literato, Letrista, Professor, Blogueiro, Jornalista Independente, Segurança, Vendedor, já foi Gerente de Vendas e às vezes é Humorista, também já foi Ator Amador  (Representando figuras do folclores católico, tais como Jesus Cristo, Rei-Mago Baltasar, Padre do livro "Os verdes abutres da colina" e São Vicente de Paula além de outros personagens em peças de escola).

1º Lugar em Auto de Natal no Estado do Ceará, atuando na ocasião como o Rei-Mago Baltasar em 2004.

Criador, Idealizador e Presidente do Jornal Delfos-CE (desde 2007).

Criador e Idealizador da Associação Cultural SEMPRE-Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité (2008). 

Criador e Idealizador do 1° Arquivo Público do Interior do Nordeste (2009).

2° e 4° lugares,consecutivamente, no 1° e 2° concursos de poesia da comunidade do Orkut "Vamos Escrever um livro?"(2009 e 2010).

Criador da exposição histórica: "PACOTI: UMA HISTÓRIA EM DOCUMENTOS", aprovado pelo Banco do Nordeste (2010). 

Formou-se em Licenciatura Plena em História (2010).

Sócio do Instituto Desenvolver (2011).

Trabalhou para o Governo do Estado do Ceará como pesquisador no Porto do Pecém (2011). 

Ministrou aulas de História, Geografia, Arte, Religião e Ciências em Pacoti e em Guaramiranga, no Colégio São Luís, na Escola Menezes Pimentel, na Escola Linha da Serra e na Escola Monteiro Lobato (entre 2008 a 2017).

2° Lugar em concurso de pensamento na comunidade "Grupo de Poesia" no Facebook (2012).

Participa como um dos autores dos e-books "Por onde andei?" e "Quem sou?" realizados pelo Balcão de Poemas, edição de Wasil Sacharuck.

Publica entrevistas, notícias, contos, crônicas, poesias, fábulas, romances, artigos, peça teatral e letra de música em 32 blogs desde 2005.

Recebeu a Comenda Domitila por Mérito Literário, da SECULDT-Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Pacoti (2016).

Passou na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 2.370 inscritos no país. (2016).

Concluiu Pós-Graduação em Gestão Escolar (2016)

Passou novamente na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 3.207 inscritos no país. (2017).

Teve poesia publicada na Revista Gente de Palavra em fevereiro de 2018.