segunda-feira, 15 de junho de 2009

IMPÉRIO PERSA E CIVILIZAÇÃO HEBRÁICA

Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
Curso de Licenciatura Específica em História

História Antiga I

prof. Ednaldo Ribeiro de Oliveira
(especialista em metodologia do ensino de História da UECE)

Universitário: José Aroldo Gonzaga Arruda Filho

IMPÉRIO PERSA E CIVILIZAÇÃO HEBRÁICA


Pacoti-Ceará
2008


1-Comente as origens e desenvolvimento do império persa.

R= Pouco se sabe dos persas antes do séc. VI a.C. Eram vassalos dos medos. Em 559 a.C., Ciro tornou-se rei de uma das tribos e depois de todos os persas, fundando um vasto império; conquistou a Lídia e a Babilônia, morrendo em guerra com tribos bárbaras em 529 a.C.

Seu filho, Cambises II, conquistou o Egito, foi assassinado em 525a.C., quando Dario se apossa do trono. Dario I (governa de 521 a 486 a.C) padronizou as moedas e o sistema de pesos e medidas. Conquistou a Trácia, impôs tributos aos gregos e os forçou a servir em seu exército.

Em 479 a.C., os persas são expulsos da Grécia. Seguiu-se 150 anos de revoltas. Em 330 a.C foram conquistados por Alexandre Magno.

2-Descreva pontualmente a cultura persa.

R= Sua cultura era eclética, baseada na de outros povos. Inventaram um alfabeto de 39 letras baseado no dos arameus, adotaram o calendário solar e a arquitetura egípcia (pita e colunata), babilônico-assírio (plataformas e elevados terraços), mesopotâmica (devorativos) e grega (caneluras e ornatos das colunas). Suas grandes construções eram palácios. O mais famoso é o de Dario em Persépolis.

A religião zoroástrica ( ou mandeísmo) se espalhou por quase toda a Ásia ocidental. Zoroastro (Zaratustra) talvez tenha sido o primeiro a imaginar um sistema de fé. Ahura-Mazda e Ahriman eram as duas faces de seu masmo deus, um bom outro mau. Existiriam pecados mortais, sendo agiotagem o pior de todos quando realizado com alguém da mesma religião.

Um deus, Mitra (mitraismo), espécie de avatá caldeu, fora introduzido na cultura persa como auxiliar de Ahura-Mazda, tornando-se o maior concorrente do cristianismo e do paganismo com a sagração do domingo e de 25 de dezembro.

Em 250 d.C., Mani, sacerdote de Ecbátana, funda o Maniqueismo, concebendo duas divendades de reinos opostos; Satã com a matéria e Deus com o virtual ( fogo, luz e almas). Dividiu a raça humana em perfeitos e ouvintes. Os perfeitos seriam Noé, Abraão, Zoroastro, Jesus, Paulo, entre outros e Mani ( o maior de todos).

O terceiro cultodo zoroastrismo seria o gnosticismo (gnosis = conhecimento), seus seguidores se consideravam detentores de um conhecimento absoluto emitido por Deus a eles diretamente. (séc.II).

3-Carasterize a civilização hebráica.

R= Os hebreus adotaram os 10 mandamentos, a estória do dilúvio (Gilgamech), deixaram mais de 2/3 da Bíblia escrito e criam num deus único. Não possuem carasterísticas físicas distintas dos outros povos. Sua origem é confusa. Foram escravizados pelos egípcios e fugiram com Moisés por seu líder.

4-Comente a origem dos hebreus, envolvendo o processo político, religioso, cultural e seu legado.

R= Talvez originários da Arábia. Escravizados pelo faraó de pois de 1600 a.C.. Entre 1300 a 125 a.C. Moisés se torna líder dos hebreus, criando o cultu a Iavé e os conduzindo ao monte Sinai. Conquistando a Palestina (Canaã).

Por contato com babilônicos, hititas e egípcios, praticavam a agricultura, o comércio e a escrita. Sua religião incluía sacrifícios humanos e prostituição nos templos.

Misturaram-se com e adotaram parte da cultura dos cananeus. Foram conquistados pelos filisteus. Formaram monarquia depois de 1025 a.C. Saul foi considerado rei das 12 tribos hebréias, este se matou com a própria espada.

Davi se torna rei por 40 anos, unindo as 12 tribos num Estado único. Salomão foi o último rei da monarquia unificada, estabelecendo um harém de 700 esposas e 300 concubinas, cedeu 20 cidades e mandou 30.000 hebreus para trabalhar em Tiro, nas minas e florestas de Hirão I para pagar caros materiais comprados. Morreu em 922 a.C..

10 das 12 tribos fundaram um reino à parte, não obedecendo a Reboão, filho de Hirião, o rei de Israel. As 2 do sul foram para o reino de Iudá. Ambos são conquistados pela Assíria.

Os 4 principais períodos de sua religião são:
1°- Pré-mosaico (1259 a.C.). Vários deuses da floresta que passam a ser antropomórficos.
2°- Monolatria nacional (séc. XIII a.C.). Crença em Iavé (erroneamente transcrito Jeová)
3°-Revolução religiosa hebraica (de 539 a 300 a.C.).

Cultura voltada paraq o direito, literatura e filosofia. Sua influência no ocidente foi principalmente ética e religiosa (cristianismo).

AROLDO FILHO
Pacoti-Ceará

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Aroldo Filho é Historiador, Literato, Letrista, Professor, Blogueiro, Jornalista Independente, Segurança, Vendedor, já foi Gerente de Vendas e às vezes é Humorista, também já foi Ator Amador  (Representando figuras do folclores católico, tais como Jesus Cristo, Rei-Mago Baltasar, Padre do livro "Os verdes abutres da colina" e São Vicente de Paula além de outros personagens em peças de escola).

1º Lugar em Auto de Natal no Estado do Ceará, atuando na ocasião como o Rei-Mago Baltasar em 2004.

Criador, Idealizador e Presidente do Jornal Delfos-CE (desde 2007).

Criador e Idealizador da Associação Cultural SEMPRE-Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité (2008). 

Criador e Idealizador do 1° Arquivo Público do Interior do Nordeste (2009).

2° e 4° lugares,consecutivamente, no 1° e 2° concursos de poesia da comunidade do Orkut "Vamos Escrever um livro?"(2009 e 2010).

Criador da exposição histórica: "PACOTI: UMA HISTÓRIA EM DOCUMENTOS", aprovado pelo Banco do Nordeste (2010). 

Formou-se em Licenciatura Plena em História (2010).

Sócio do Instituto Desenvolver (2011).

Trabalhou para o Governo do Estado do Ceará como pesquisador no Porto do Pecém (2011). 

Ministrou aulas de História, Geografia, Arte, Religião e Ciências em Pacoti e em Guaramiranga, no Colégio São Luís, na Escola Menezes Pimentel, na Escola Linha da Serra e na Escola Monteiro Lobato (entre 2008 a 2017).

2° Lugar em concurso de pensamento na comunidade "Grupo de Poesia" no Facebook (2012).

Participa como um dos autores dos e-books "Por onde andei?" e "Quem sou?" realizados pelo Balcão de Poemas, edição de Wasil Sacharuck.

Publica entrevistas, notícias, contos, crônicas, poesias, fábulas, romances, artigos, peça teatral e letra de música em 32 blogs desde 2005.

Recebeu a Comenda Domitila por Mérito Literário, da SECULDT-Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Pacoti (2016).

Passou na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 2.370 inscritos no país. (2016).

Concluiu Pós-Graduação em Gestão Escolar (2016)

Passou novamente na seleção para o livro "Prêmio Literário Nacional Concurso Novos Poetas", da Editora "Vivara", 250 poetas escolhidos dentre 3.207 inscritos no país. (2017).